Inovação e tradição: a nova cena do design asiático contemporâneo

O design de mobiliário é uma expressão artística que transcende a mera funcionalidade, incorporando elementos culturais e estéticos que refletem a identidade de um povo, de um tempo histórico. No continente asiático, China, Japão e Coreia do Sul destacam-se como três pilares dessa arte, cada um trazendo suas próprias nuances e tradições, mas também encontrando pontos de convergência que têm encantado o mundo nos últimos anos, pois fundem suas raízes culturais a desenhos cada vez mais contemporâneos.

A China está vivendo uma nova fase no design de móveis, graças à abertura do mercado chinês para o Ocidente, além de um crescimento econômico muito otimista, o que faz com que jovens designers invistam em sua criatividade, estimulados pela indústria aquecida. No livro Contemporary Chinese Furniture Design, de Charlotte and Peter Fiell, o movimento contemporâneo conhecido como “New Chinese Design” revitaliza técnicas e formas tradicionais das dinastias Song e Ming, integrando-as com práticas modernas e sustentáveis.

China: Hou Zheng Guang

O Japão, por outro lado, é conhecido por sua abordagem estética que cria ambientes serenos e ordenados. A filosofia do wabi-sabi, que valoriza a beleza na imperfeição e na transitoriedade, é central no design japonês. Este conceito é combinado com uma abordagem moderna, resultando em móveis que são visualmente simples, mas ricamente significativos e altamente funcionais.

Japao Naoki HIrakoso

A Coreia do Sul está emergindo como uma força no cenário global do design, combinando artes e ofícios tradicionais com expressões contemporâneas de vanguarda. O cenário coreano destaca-se pelo uso criativo de diversos materiais e técnicas não convencionais, resultando em peças que incluem desde cerâmica, tecidos, polímeros e até instalações de luz, sempre com uma forte referência à herança cultural nacional. Este movimento tem ganhado destaque internacional, com exposições frequentes em eventos importantes como a exposição criada pela Korean Crafts and Design Foundation no Fuorisalone 2024.

Korea: Cheon Chiho

A sustentabilidade é um ponto de convergência importante entre os designers chineses, japoneses e coreanos. Todos valorizam o uso de materiais naturais e métodos de produção que minimizam o impacto ambiental. Na China, a madeira sustentável é frequentemente utilizada, e técnicas tradicionais de montagem que evitam pregos e parafusos são valorizadas, resultando em móveis de alta qualidade e durabilidade. No Japão, a conexão com a natureza é evidente na escolha de materiais como madeira e bambu. Os designers japoneses utilizam esses materiais para criar espaços que promovem um senso de harmonia e equilíbrio, refletindo uma profunda reverência pela natureza. Na Coreia do Sul, a inovação em materiais sustentáveis é uma marca registrada, com designers explorando novos métodos para criar peças que são ao mesmo tempo modernas e ecológicas.

China: Jerry Chen

Esteticamente, os três países brilham de maneiras únicas. O design chinês contemporâneo muitas vezes reinterpreta móveis tradicionais com elementos simples e multifuncionais. Esta fusão de influências globais que influenciam os jovens designers chineses, junto ao resgate de sua identidade cultural, resulta em peças que são tanto práticas quanto culturalmente significativas. Enquanto isso, o design japonês é amplamente reconhecido por suas linhas limpas e organizadas, criando uma sensação de tranquilidade e ordem. A prioridade é criar peças eficientes no uso do espaço e em sua função, promovendo uma sensação de calma e equilíbrio. O design coreano destaca-se pela combinação de modernidade e tradições artesanais, resultando em peças que são visualmente impactantes e culturalmente ricas.

Japao: Studio Jig

O artesanato é valorizado na China, no Japão e na Coreia do Sul, com uma forte ênfase na qualidade e no detalhe. Na China, há uma revitalização das técnicas de artesanato tradicional, com móveis que muitas vezes incorporam detalhes artesanais, como as costas de cadeiras feitas com varetas verticais ou prateleiras abertas que permitem uma sensação de espaço. No Japão, a habilidade artesanal é igualmente importante, com foco na criação de peças que são ao mesmo tempo funcionais e esteticamente agradáveis, utilizando técnicas passadas de geração em geração. Na Coreia do Sul, o artesanato é celebrado através de da habilidade meticulosa dos designers em criar peças que são uma fusão perfeita de tradição e inovação.

Korea: Kim Jin Sik

Embora os estilos de design de móveis da China, do Japão e da Coreia do Sul tenham suas próprias características distintas, todos compartilham um profundo respeito por suas tradições culturais e uma abordagem inovadora para a sustentabilidade e a funcionalidade. O design chinês combina a riqueza de sua herança com influências globais, criando móveis que são ao mesmo tempo tradicionais e modernos. O design japonês é definido por sua estética e conexão harmoniosa com a natureza. O design coreano destaca-se pela energia vibrante e pela reinterpretação do artesanato tradicional em contextos contemporâneos. Explorar o design de móveis desses três países é uma jornada fascinante que revela como a tradição e a inovação podem se unir para criar peças que embelezam os espaços e conectam as pessoas a uma rica herança cultural e a um futuro sustentável.

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